quinta-feira, 7 de julho de 2011

Será que a reacção do BCE em relação ao downgrade da dívida portuguesa é boa?

Na pratica significa que continuarão a disponibilizar aos bancos dinheiro tendo a dívida pública portuguesa como suporte.
Mas isto é bom? Para os bancos sim. Pedem emprestado a um e tal por cento e emprestam ao estado a 16 ou 17 por cento... não entendo como podem os responsáveis deste país ficar descansados... isto significa que no fim de 5 anos tem que se pagar mais do dobro, ao fim de 8 anos mais do triplo, ao fim de 10 anos mais do quadruplo, ao fim de 11 anos mais do quíntuplo, ao fim de 12 anos o sêxtuplo... e cada vez piora mais depressa. Ok, temos que deduzir a inflação que ocorra em cada ano. Suponhamos que é por ano é 3%, então a sequência passa a ser um pouco menos pior... Mas não deixa de ser incomportável.
Mesmo numa situação em que não podemos desvalorizar a moeda para assim, mesmo pagando o mesmo valor nominal se pague de facto menos, o Estado poderia aplicar um imposto a este lucro indevido evitando assim que fosse quem trabalha (empresas e trabalhadores) que pagasse este roubo.
Será que ainda alguém acredita que em recessão, desemprego a aumentar (e consequente aumento dos custos sociais pagos pelo Estado), Portugal vai conseguir cumprir com o Memorando da Troika?
Não seria melhor usar o dinheiro para simplesmente sair airosamente do euro em vez de confiar que as potências centrais alguma vez na vida olharão para a nossa situação? É que no mesmo dia em que ficamos reduzidos a lixo, ainda tiveram a delicadeza de aumentar a taxa de juro do euro... para que assim ainda nos contraíssemos mais...
Ou então, pelo contrário, sabem muito bem o que fazem e estão à espera que a cotação das empresas, praias, monumentos, estradas, terras baixem tanto que com meia dúzia de tostões se apoderem de Portugal.
Pensando bem, do ponto de vista de quem trabalha, qual é a diferença em que a empresa onde labora ser detida por nacionais ou estrangeiros? Qual a diferença em que o dono de uma herdade seja português ou estrangeiro?
Pensando bem, porque razão não se taxa a propriedade e a renda de forma a que se obtenha o necessário para levantar o país? E nesse caso, mesmo que uma parte fique para estrangeiros, o problema já estará a caminho de resolução.
Pensando bem, porque razão quem trabalha deve defender a propriedade dos que a usurparam se estes arranjaram forma de cada vez pagar menos impostos, de tal forma que agora o estado que deveria proteger a todos, está ser desmantelado devido à descapitalização que este foi submetido, dando como resultado um Estado que existirá para os que possam pagar enquanto para os outros restará a misericórdia de alguns que desta forma poderão acalmar a sua consciência?

Sem comentários:

Enviar um comentário