quinta-feira, 12 de julho de 2012

Flexibilidade laboral, custo da mão de obra... ou ausência de mercado?

Nos últimos 10 anos, invariavelmente, os governos de turno dedicaram-se a liberalizar o mercado de trabalho com o argumento de que dessa forma os empresários teriam mais possibilidade criar postos de trabalho. Na actualidade, a direita instalada no poder já perdeu o pudor e diz claramente que o preço da mão de obra tem de descer.

Acontece que há ano e maio atrás, quando fiquei desempregado, propus-me criar a minha própria empresa com a ideia de criar um único posto de trabalho: o meu. Falei com muitas pessoas da área onde moro e rapidamente percebi o que era óbvio: a criação de postos de trabalho (mesmo que seja o do próprio) só depende da existência ou não da procura dos bens e serviços que se produzem e não da flexibilidade laboral ou do preço da mão de obra, pois a minha flexibilidade era total.

Sem comentários:

Enviar um comentário