sábado, 12 de março de 2011

GàR

Em Maio de 74 não sei porque era um miúdo e além disso morava na Bélgica.

Agora, hoje em Lisboa esteve bestial. Ao contrário do habitual, o que saltava à vista era a falta de organização. E isso foi talvez o melhor. Foi genuíno. Encontrou-se alguma gente conhecida. Encontrou-se gente que costuma ir a estas coisas. Mas encontrou-se também muita irreverência jovem, muita gente em família, um certo tipo de pessoas que aparentam instrução, talvez uma certa elite, gente que parecia um pouco deslocada deste ambiente, mas que esteve presente. Encontrou-se também anarcas, uma bandeira portuguesa com o verde trocado pelo azul monárquico, mini partidos de diferentes sabores, ouvia-se gente habituada a ir a estas coisas que estava estarrecida com o que estava a ver.

Foi um rugir de uma fera dirigido ao estado em que nos encontramos. Penso que todo o sistema levou por tabela. Não só o Governo, não só a política que é seguida, não só a direita, mas também a esquerda. Não nos estamos a conseguir entender de forma a conseguir levar o País para um melhor local.

Os partidos têm toda uma organização, muitos meios, muita gente que os leva ao colo. Mas com todo o tacticismo que tão bem conhecemos, esquecem-se qual o fim pelo qual supostamente lutam: o bem estar do Povo.

Vejamos, nas últimas eleições presidenciais, no Facebook, Alegre teve uns 15.000 apoiantes, Cavaco 25.000 e Nobre 30.000 (se não são estes os valores, ponham os que quiserem). Tiveram 1 ano para se preparar. Tiveram meios, dinheiro. Dias depois das eleições, meia dúzia de jovens criam um evento no mesmo Facebook, e dois meses de pois, sem meios, sem dinheiro, sem tempos de antena, conseguem apoio 65.000 pessoas, visitas de mais de 700.000 (pessoas, não visualizações de página), e ainda por cima reúnem em todo o País 300.000 pessoas.

Para quem organizou isto, para quem se empenhou, para quem se manifestou, para quem ficou em casa a assistir pela TV, para quem teve que trabalhar, isto só agora começou. Que propostas alternativas? Que outro rumo? Como o conseguir? Que fazer para o obter? O que fazer agora com este poder que se tem nas mãos?

Sem comentários:

Enviar um comentário