sexta-feira, 25 de março de 2011

Pedido de ajuda aos liberais

Vou pedir um favor especial, em particular a quem defende o liberalismo: podem-me ajudar a encontrar o erro neste raciocínio?

Penso ser defendido a liberalização dos salários, de forma a que não existam limites inferiores nem superiores. Mais, é defendido que só esta simples medida aumentará a concorrência o que levará a um aumento gradual dos salários.

De facto, numa situação de pleno emprego, as empresas para conseguir alguém disponível para realizar as tarefas necessárias para a criação de riqueza, terão que competir umas com as outras por um recurso escasso, que é a mão de obra, o que obviamente fará com que o preço do trabalho aumente.

Vejamos agora numa situação contrária, em que existe por exemplo, 10% de desemprego (penso estar a ser meigo, porque a nossa realidade ainda é pior). Independentemente da taxa de lucro que cada empresa obtenha, o excesso de mão de obra vai levar a um abaixamento da preço desta. São simplesmente as regras do mercado a funcionar. Acontece que ao haver abaixamento do preço da mão de obra, os consumidores terão menos dinheiro disponível o que irá reduzir a procura, que por sua vez irá induzir um abaixamento na produção, o que implicará ainda menos postos de trabalho disponíveis, e assim sucessivamente. Ainda pior do que o abaixamento do preço da mão de obra, levará a que cada um trabalhe ainda mais, para assim tentar manter o nível de vida. Mas isso ainda reduzirá mais aquele recurso escasso que é o trabalho por fazer.

Aquilo que peço é que por favor me ajudem a encontrar um erro neste raciocínio.
Eu quero acreditar que as propostas liberais funcionam, mas não estou a conseguir.

Ajudam-me?

Sem comentários:

Enviar um comentário